5 Passeios para se fazer durante o dia em Salvador que fogem do roteiro tradicional
Saia do comum e confira dicas de passeios diferentes para se fazer em Salvador com sua família ou amigos.
Se você já veio a Salvador, com certeza, já conhece os pontos turísticos mais famosos daqui, não é? Praia do Porto da Barra, Praia do Farol da Barra, Elevador Lacerda, Basílica do Senhor do Bonfim, todos esses locais você já deve ter ouvido falar. Mas se você acha que é só isso, se engana, afinal a capital baiana tem muitos lugares incríveis para visitar e entender um pouco mais dessa cultura que conquista a todos.
E para você não ficar na dúvida, trouxemos aqui algumas dicas de outros locais para você ter um roteiro completamente fora do padrão e poder vivenciar e perceber Salvador por um outro lado. Se você curte os programas além do turismo tradicional, vai amar conhecer esses lugares. Então, bora conferir?
Vila Brandão - Cantinho da Jô, no Corredor da Vitória
Já começamos a mostrar Salvador por um outro olhar com um lugar de dar água na boca. O Cantinho da Jô é um restaurante em Vila Brandão, que ganha o coração de todos que o visitam pelo jeito de ser. Lá a simplicidade toma forma e ganha sabor e alegria, sem contar com aquela vista de perder o ar da Baía de Todos-os-Santos.
A comida é simples, feita com muito carinho e com aquele tempero de mãe. O clima, o lugar e todo o atendimento torna o contexto ainda mais especial e faz com que você saia com uma outra energia do lugar. Vale a pena experimentar!
Endereço: A entrada da Vila Brandão fica ao lado da Igreja da Vitória - Vila Brandão - Graça, Salvador
Píer do Mahi Mahi
Outro lugar que possui uma das vistas mais belas de Salvador e que é voltado também para a Baía de Todos-os-Santos é o píer do Mahi Mahi. Além de um maravilhoso banho de mar com água cristalina e calma, você ainda pode desfrutar do serviço de bar e restaurante com culinária característica da região e de quebra contemplar um pôr do sol pra ninguém botar defeito.
O Mahi Mahi fica em uma das áreas mais nobres do centro, o Corredor Vitória que é muito procurado para quem curte belezas naturais. É talvez o lugar mais exótico da capital baiana, já que tem um tobogã que cai direto no mar. Quase impossível não se apaixonar! Vale lembrar que neste momento de pandemia, é necessário consultar horários, capacidade e protocolos com antecedência.
Apesar do Pier ficar no Hotel Sol Victoria Marina, quem não está hospedado também pode aproveitar o local através do Day Use, que está R$ 40,00 (segunda à sexta) | R $50,00 (sábados, domingos e feriados).
Endereço: O píer fica no Hotel Sol Victoria Marina, na Av. Sete de Setembro, 2068 - Vitória, Salvador - BA
Porto dos Livros
Para os amantes de livros e um lindo pôr do sol com um café, o Porto dos Livros é a escolha ideal. O local já esteve indicado na lista de indicações do NÃO ÓBVIO na lista de livrarias que podem encontrar obras contemporâneas raras. E por se tratar de um lugar bem diferente do comum, se encaixa perfeitamente nas nossas dicas.
O Porto dos Livros é um local alternativo que abriga música, poesia, teatro e inúmeras expressões artísticas. Ao todo são mais de 15 mil produtos, divididos em livros, revistas, sem contar discos de vinil, CDs e DVDs. Além disso, você pode utilizar o lugar para tomar um café, estudar, trabalhar, ou até para fazer uma reunião. Lá também pode ser refúgio para quem quer inspiração artística já que promove também uma programação cultural como saraus.
O Porto dos Livros fica no Porto da Barra e funciona de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h e no sábado, das 10h às 17h.
Endereço: Av. Juracy Magalhães Jr., 50, Rio Vermelho, Salvador/BA
Palacete das Artes
Para quem deseja uma programação mais cultural, o Palacete das Artes é o lugar certo! Ele recebe diversas exposições de artistas conhecidos no cenário das artes plásticas, tanto da Bahia, como também nacional e internacional. Além disso, possui também uma loja e o Solar Café. Com a Covid-19, o local está fechado temporariamente, mas vale a pena colocar no roteiro no pós pandemia.
Também conhecido como “Villa Catharino”, o Palacete teve sua construção concluída em 1912 e também já foi a casa do Comendador Bernardo Martins Catharino que acabou inspirando o nome de dois prédios residenciais próximos. O Palacete das Artes está aberto para visitação de terça a sextas-feiras,das 13h às 19h e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
Endereço: R. da Graça, 284 - Graça, Salvador
Igreja Santo Antônio da Barra
Há quem diga que a Igreja de Santo Antônio da Barra foi construída entre 1595 e 1600. Localizada no alto da colina e com vista panorâmica para a Baía de Todos-os-Santos, essa igreja católica faz parte da história da capital baiana. Ela possui toda a sua estrutura feita de alvenaria de pedra e cal, com corredores mais largos, e com decoração neoclássica.
Em 1938, a Igreja de Santo Antônio da Barra foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Uma curiosidade sobre ela e uma característica muito comum das primeiras igrejas construídas na Bahia é que o andar de cima é acessado por uma escada que fica na parte de fora da Igreja.
Endereço: Praça Santo Antônio da Barra, 1 - Barra, Salvador
Pronto, agora você tem um roteiro totalmente diferente para conhecer Salvador com sua família ou amigos. Agora faça as malas, coloque essas dicas no seu roteiro e prepare-se para conhecer a capital baiana por um outro lado. Aproveite, siga as nossas redes sociais e confira também por lá mais informações sobre a Bahia.